31/10/2016

O caminho Jedi | Um guia para estudantes da força

| |

Star Wars é um ícone pop, sem sombras de dúvidas, e possui um universo enorme que pode ser explorado. Sendo assim, permite que mais e mais da história chegue até nós, amantes da força, e nesse post iremos conhecer um dos muitos livros que existem sobre o universo de Star Wars.



"O caminho Jedi" de Daniel Wallace é um livro curto com 159 páginas, que tem a missão de ser um guia, manual para os estudantes da força que almejam percorrer todas as etapas a fim de tornarem-se Jedi. A leitura é rápida podendo ser lida em poucas horas, contém figuras demonstrativas que incrementam e exemplificam o conteúdo textual e anotações de seus antigos donos, tudo isso permite que a leitura seja divertida e dinâmica. Possui outros três livros nesse estilo: "O livro dos Sith", "O manual do Império" e "O código do caçador de recompensas”.


Quer conferir a sinopse do "Caminho Jedi"?



A capa é linda tanto visualmente quanto no tato, pois possui uma textura incrível. As folhas imitam pergaminho, a diagramação é espetacular e a edição é toda trabalhada, sendo assim é uma obra "para ninguém colocar defeito". Como dito anteriormente, existe grafado, ao longo das páginas do livro, comentários de seus donos passados, são eles: Yoda, Qui-Gon Jinn, Obi-an Kenobi (sempre me vem em mente: help me Obi-Wan Kenobi you're my only hope!), Anakin Skywalker, Darth Sidious (Palpatine), Luke Skywalker, Ahsoka Tano, entre outros. No entanto, o mais interessante disso é que há uma interação entre eles, em alguns momentos até acontece umas provocações; e também há interação com o conteúdo, muitas vezes através de relatos de experiências próprias. Além de divertir a quem está lendo, o recurso permite que possamos identificar em que período cada um dos que fizeram os comentários, estavam.



A obra é dividida em quatro partes: Introdução à Ordem Jedi, Jedi Iniciado, Padawan e Cavaleiro Jedi; cada uma referente ao conteúdo necessário para as etapas na formação Jedi. São abordados várias temáticas como, por exemplo, a história e origem da Ordem Jedi; quais caminhos precisam ser percorridos até que se receba esse título; ensinam coisas básicas como vestimentas e até mesmo como manusear o sabre de luz (falando nisso, existe mais tipos de sabres do que imaginamos); e também existe explicação sobre o lado negro, enfim tudo que um futuro Jedi precisa saber.

Algo que, particularmente, achei incrível é a preocupação que o autor teve em mostrar que existe uma variedade infinita de formas de vida, que contribuem para o campo energético universal, e em ressaltar que todas elas são merecedoras da proteção Jedi (página 34). É uma das coisas que é necessária para ser Jedi, o respeito às formas de vida, me sinto contemplada nisso, pois é uma das coisas que mais acredito e que podemos trazer para a vida real. O Qui-Gon em seu rabisco nessa parte do livro disse: "A vida em toda a sua variedade é uma fonte infinita de fascinação" e confesso que isso me aproximou mais dele. Espero que se você estiver lendo esse post, passe a colocar isso mais em prática, não é porque é ficção que não vai ter nada a nos ensinar, pelo contrário, existe muita coisa, principalmente em Star Wars, é só parar para analisar melhor. Não adianta querer pagar de Jedi, se não consegue assimilar que é necessário respeitar a variedade, a pluralidade das diversas formas de vida. Perdoa o desabafo e não desiste de mim!



A forma como o livro foi feito e a maneira como foi escrito transmitem a sensação de algo concreto; você se sente como se realmente fosse um estudante e isso enrique demais a leitura, tornando a experiência ainda mais agradável, real e incrível. Há certa inovação nas informações trazidas pelo manual, pois possui a presença de novos personagens, novas criaturas e naves. Além de que o lado luminoso da força é bastante aprofundado e podemos saber melhor sobre a sua origem, algo a mais em relação aos filmes. Outra coisa diferenciada no exemplar é que, por se tratar do caminho Jedi, somos apresentados há várias formações que eles podem ter e a importância de cada um.

Pode-se extrair grandes ensinamentos do "Caminho Jedi", os quais podemos aplicar em nossa realidade e cotidiano, a filosofia Jedi é incrível por nos permitir isso, pois repassa fundamentos importantes à vida, à sociedade e à nós mesmo - ao incentivar o autocontrole, ao retratar e abordar a morte como algo natural (Não há morte, há força. Conheça o código Jedi aqui) e claro ao instigar que nós tenhamos respeito à todas as formas de vida (já citado nesse post); inclusive, tanto "O caminho Jedi" quanto os filmes apresentam esses preceitos.



"A ignorância só é motivo de vergonha, se vocês optarem por não corrigi-la"

Algo que o livro pode proporcionar e que é incrível para os fãs, é poder conhecer a história por trás de tudo, como as coisas se desenvolveram e o que aconteceu até alcançar os eventos que conhecemos atráves dos filmes. Por isso, "O caminho Jedi" deve ser lido mais de uma vez e tendo o cuidado de prestar bastante atenção para absorver o máximo de detalhes a fim de compreender ainda mais sobre o universo de Star Wars.

Enfim, para os aspirantes à Jedi, fãs de Star Wars, simpatizantes do lado luminoso da força, é quase uma obrigação, possuir esse extra em sua estante, não só pela sua beleza, mas porque ficamos ainda mais por dentro do desenvolvimento dos Jedi, conhecemos mais sobre a ordem, aprendemos mais sobre a nossa amada Força e, ainda por cima, temos acesso a várias técnicas avançadas de sabre de luz, quer mais que isso?



Por abranger de forma geral todo conteúdo útil a um Jedi, o livro firma, portanto, o caminho Jedi!

E, assim, ganha (5 de 5 pinguinzinho):




Querem dar uma olhadinha no código Jedi? Então dá uma passadinha na página do facebook, que você pode conferir aqui ou no ícone abaixo.

Acompanhe a Pinguim Tagarela nas redes sociais, sempre tem um pouco de Star Wars por lá:

FacebookInstragramTwitter 

Então, tagarelem comigo, vocês são adeptos de que lado da força? Querem ler o livro? Convenci vocês? (espero, demais, que sim!). Se gostaram, não esqueçam de compartilhar e espalhar mais os ensinamentos Jedi. Que a força esteja com você. Até a próxima tagarelice!


9 comentários:

  1. Oi, que legal o livro, parece muito legal mesmo, principalmentepra quem é fã da serie. Eu gosto bastante, mas nao vi todos os filmes ainda.
    Beijos, Gi.
    http://girlsabout.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. sou louquinha para comprar esse livro, o manual do império e o dos siths!
    também tenho esse r2 <3
    :*** muá

    http://www.letrasecosturas.com

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro de ter comprado esse livro quando saiu, por 23948239048 reais HISUHAUISHUAHUIHSU tambem fiz a resenha lá no blog <3
    Pena que deixei minha coleção no BR D:
    Parabéns pela resenha!
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
  4. Pra quem é fã, esse livro é incrível. Pra quem não é, tbm deve ser, pq ele é lindo haha

    Fala CR!

    ResponderExcluir
  5. Você escreveu no livro? :o ' haha' amo Star Wars, pretendo ter toda a coleção ♥ Que a força esteja com você! :3
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
  7. Que resenha mais fofa! Olha, eu já tinha visto esse livro inúmeras vezes, meus amigos e até meu namorado são loucos por ele. Então acabo sabendo de algo por tabela (sou mais chegada em Star Trek, rsrs). Mas teu texto ficou tão fofo que não tem como eu não gostar do livro, sério! =)
    E o "não desiste de mim" foi maravilhoso, rsrsrs! E a frase da ignorância que só é vergonha se você não mudar eu me amarrei e é uma pura verdade.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  8. Antes de mais nada, quero dizer que eu n]ao sei nada sobre o universo de Star Wars... nunca vi os filmes, nem li algum livro e não sei nada de nada. Eu sei que talvez eu esteja em dívida com o UNIVERSO por causa disso, mas é que ainda não achei o momento certo pra adentrar esse mundo.

    De toda forma, eu amei a sua resenha e as fotos do livro! Ficou tudo muito lindo e completinho. Até deu vontade comprá-lo, pois a edição realmente parece ser linda, além de, talvez, me introduzir na história :)

    Beijos :*

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.