06/01/2016

[Review] Sherlock: a esposa abominável | O episódio que nos leva para dentro da cabeça de Holmes

| |


Tanta espera acabou, o especial de natal de Sherlock saiu. E a pinguim mal pode esperar para vir aqui contar tudinho para vocês. Mas, antes de tudo não podemos deixar de dar aquela conferida básica na sinopse, não é?

Bem-vindo à Sherlock em 1895!
Porém, algumas coisas continuam exatamente iguais. Amizade, aventura e, especialmente, ASSASSINATO… Porque Thomas Ricoletti ficou um pouco surpreso ao ver sua esposa usando seu antigo vestido de casamento? Pois, apenas algumas horas antes, ela tirou sua própria vida… O fantasma da Sra. Ricoletti parece estar perambulando as ruas com uma insaciável sede de vingança.  Dos nevoeiros de Limehouse até o interior de uma igreja em ruínas, Holmes, Watson e seus amigos devem usar toda a sua astúcia para combater um inimigo que veio, aparentemente, além do túmulo e, no final, descobrir a chocante verdade sobre… a Abominável Noiva!



Vamos ao que de fato interessa, o episódio teve 88 minutos de duração e ainda assim a pinguim queria mais. Já é possível ter uma pequena noçãozinha da qualidade desse especial de natal (que pode ser de ano novo também). Então, logo no início somos introduzidos àquela época a fim de que possamos nos ambientar. Revemos de forma breve como eles passaram a morar juntos, a resolver crimes, temos relances de como foi à guerra para o Watson e coisas do tipo. E com isso, podemos concluir de que é uma alternativa para a realidade atual da série, como outra linha do tempo. No começo foi exatamente isso que me transmitiu, mas não é bem assim. Com o desenrolar da história vamos percebendo ela seguir em outro sentido, que por mim não será revelado (seria spoiler, mas a intenção é não dar spoiler). Um detalhe muito importante foi a construção do cenário, do figurino e até mesmo da cultura da Era Vitoriana, foi um trabalho impecável.  Falando nisso, a atuação de Benedict Cumberbatch e Martin Freeman também foram igualmente impecáveis.

A narrativa é um pouco diferente do que estamos acostumados com a série, pois neste ela vem por parte de Watson na primeira parte do episódio e termina com Sherlock tomando conta da narração. Conforme Watson vai contando a história, como se ele estivesse escrevendo um livro, nos sentimos os leitores. Existem tantas coisas brilhantes no episódio e uma delas é toda a metalinguagem que existe em cima da história. Vemos os personagens mesmo brincando com a história que eles estão inseridos.

As técnicas que foram utilizadas foram incríveis demais, além da citada acima, eles também mostram e usam o recurso de raciocínio do Sherlock, a maneira como ele observa e trabalha com as coisas dentro de sua própria cabeça. Isso se torna algo predominante, e incrivelmente genial. Pois, assim as características, a personalidade, o modo de agir e pensar de Sherlock se encaixa perfeitamente, tudo isso de uma forma muito mais profunda, nós passamos a entender ele de fato.


Algo interessante de se ver foi Watson melhor em suas habilidades de observação e dedução. Além das referências feitas por ele as obras originais.  Os diálogos entre Sherlock e Watson, a conversação entre eles são ótimas e muito bem construídas. Possui certo debate, um rebate o outro, tem uma pitada de implicância e as respostas dadas são extremamente boas. 

Quanto à história paira um mistério e dentro desse mistério você descobre um maior ainda, quando você nem cogitava a ideia de algo assim. Com o desenvolver vai surgindo outras coisas, outros detalhes muito relevantes e importantes que se interligam com a questão principal. E quando você compreende o enredo, te pegam de surpresa. É extraordinário!  Você vai encontrar um pouco de tensão, de mistério e em outros momentos vão ser divertidos e até mesmo engraçados. Isso deu um toque especial.


Então, chega a parte final, que é bem surpreendente e para entender direitinho é preciso ter assistido as outras temporadas (fica a dica: vá assistir logo!). O rumo final que o episódio conduziu a história, só existe uma palavra pra descrever: SEN-SA-CIO-NAL. E digo o porquê, é levantada uma questão importantíssima, tão próxima da nossa realidade atual. Que precisa ser muito refletida por todos. Tudo o que aconteceu é uma loucura de tão inteligente que é.
Como era de se esperar ficam dúvidas para serem respondidas nas próximas temporadas. E o final foi tão bom quanto o desenvolver da trama. Pinguim amou, simples assim.

Enfim, deu para matar a saudade? Claro que deu, e digo mais foi em grande estilo. Mas, por outro lado aumentou ainda mais a ansiedade. Não quero esperar até ano que vem! Por que Sherlock é tão bom? (Aviso: pergunta retórica, tagarelas). Gostaria de mais alguns episódios na época original, viu BBC?

E a nota não poderia ser menos que 5 pinguins: 

Me contem o que vocês acharam, gostaram? Compartilhem, comentem e que as tagarelices comecem!
Elementar meus caros, tagarelas!

26 comentários:

  1. Eita! Estou beeeem atrasada nesta série, mas seu resumo me deixou super curiosa!
    Agora preciso ver, o que faço? :o
    hehehe

    Aproveitando, quero te desejar muita coisa boa neste ano que começa. Muita saúde e prosperidade!

    Também quero avisar que te indiquei para a tag Liebster Award. Dei uma olhada por aqui e vi que você ainda não respondeu, espero que goste das minhas perguntas, hehehe.

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre lá e coloca em dia é o que eu posso aconselhar pois vai valer a pena, acredite em mim. Não esquece de me contar o que achou, fico extremamente feliz quando atiço a curiosidade hahahah... Te desejo tudo isso e em dobro pra vc, que todos seus desejos e sonhos tornem-se realidade neste ano.
      Muito obrigada pela indicação, beijo no coração <3

      Excluir
  2. Não conhecia esta série, mas gostei desse resumão aí e estou interessada em ver. Sucesso pra você!! Beijocas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é ótima, eu indico muito. Tem poucos eps, é fácil de ver porque prende e quando vê já acabou a temporada. Se você gostou desse review então vai amar a série como um todo
      todo. Estou empolgada que meu review te fez interessar pela série, é uma das minhas queridinhas. Muito obrigada, sucesso pra ti tbm <3

      Excluir
  3. Não conhecia a série embora eu goste de Sherlock Holmes. Vou procurar pra ver depois.Adorei o nome do blog e esses pinguins fofos aí, muito original dar a nota assim.
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc gosta de sherlock então é certo que vai amar a série. Assista e me conte o que achou, combinado? Nossa, muito obrigada fico extremamente feliz pois é como parte de mim o blog <3

      Excluir
  4. Gostei muito do seu cantinho, flor! Estou seguindo!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, seja bem vinda e espero que goste

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia e nunca tinha ouvido falar dessa serie... Mas parece ser bem bacana...

    Beijos!
    Te indiquei para o premio dardos blogs!
    Delicada e abusada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima série, indico muito porque é certo que se começar a ver vicia. A série é muito bem desenvolvida.

      Muito obrigada :)
      Beijos

      Excluir
  7. Não conhecia essa série porem, já fiquei com uma curiosidade ENORME, parece ser ótima! Vou procurar para assistir depois!

    Xoxo :*
    www.isabelamingues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, veja você não vai se arrepender. E não esquece de vir correndo me dizer o que achou. Okay?

      Beijosss

      Excluir
  8. Caramba, preciso colocar o seriado em dia já! Amo a série pois House é o meu seriado favorito e sei que Holmes é o "pai" dele. Acho muito interessante o formato diferente dos episódios, como se fosse mesmo um filme.

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, não perde tempo a série tá divina hahaha Sim, o personagem house foi inspirado em sherlock, demais né?
      Simm, é muito interessante e diferente o formato como se fosse mini filmes.

      Beijossss

      Excluir
  9. Estava louca para assistir e com sua resenha mais ainda!! Obrigada por compartilhar.

    Bjokas e uma maravilhosa semana,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste que vale muito a pena, fico feliz que a resenha tenha te deixado ainda mais com vontade <3

      Beijos

      Excluir
  10. Eu adooooro Sherlock, mas prefiro ele em Elementary, nos dias atuais, acho bem interessante, diferente e instigador, já assistiu? ♥

    blogdaumzoom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Sherlock também <3
      Eu vi alguns episódios de Elementary, mas prefiro em Sherlock mesmo. Gosto mais da forma como a série é construída!

      Beijos <3

      Excluir
  11. Adoro os livros de Sherlock Holmes e estou super ansiosa para começar assistir a série, não o que estou esperando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li nenhum livro dele ainda, acredita? snif :'( mais por falta de oportunidade do que por falta de vontade porque vontade tenho de sobra hahah

      A série não decepciona, pode ver sem medo!

      Excluir
  12. Estava indo comentar em outro post e esse tava nos relacionados, ah não, tive que ler!
    Eu assisti Sherlock completão em junho, numa semana meio de folga que tive, uma temporada por dia e esse episódio mais tarde no terceiro dia. Lembro que quando apertamos o "play" e vi que ia ser na época original da história já fiquei animadona, mas eu não IMAGINAVA o que estava por vir... Queria ter visto minha reação como expectador, porque à medida que a trama ia sendo revelada eu ia "encolhendo" no sofá e na cena onde descobrem "todas elas" e o Sherlock dá aquele discursos de que aquela batalha eles não podiam vencer, ai, eu estava AOS PRANTOS, toda emocionada! Virou oficialmente meu favorito de todos, cadê esse ano que vem que não chega pra próxima temporada, gente?

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahha que coisa maravilhosa, você gosta também de Sherlock, mds pirei aquiiiii haha <3

      Eu não sabia nada sobre a série, queria assistir porque era de Sherlock e nossa, eu deveria ter visto antes hahah Se passar na época original me deixou super animada também.
      MEU DEUS, você descreveu minha sensação, eu não consigo explicar direito o que eu senti, mas adoraria ver a minha cara, pois foram altas emoções e reações!

      Uma das minhas séries favorita, sem dúvidas. Vem logo ano que vem que a gente precisa demais, por favor!

      Beijosss

      Excluir
  13. Oie! Quando assisti, as primeiras coisas notei, naturalmente, foram os cenários, as paletas de cores (aliás, amo as paletas que usam quando se filma na Londres vitoriana!) e os figurinos, é tudo impecável, mesmo! E quando cheguei no fim do episódio, quando Sherlock admitiu que aquela "era uma guerra que eles não podiam ganhar", arrepiei!! A propósito, tô passando aqui pela primeira vez e amei esse monte de pinguim em tudo que é lado rs
    um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Eu também, fiquei super maravilhada com tudo, é impecável, é lindo e muito bem feito!

      Impossível não arrepiar né? A gente só sente, é aquele meme eu nem chorei só me tremi todinha hahah <3

      Sensacional!
      Awnn, muito obrigada! Dá pra notar que eu amo pinguins, né?
      Beijosss

      Excluir
  14. Olá Diovana,
    Você acabou de me dar uma dica para série. Terminei de assistir Stranger Things, e queria começar a assistir algo legal. Do Sherlock assisti apenas os 2 filmes que o Robert Downey estreiou. Inclusive ainda não li nenhum livro tbm, preciso adc a minha lista.
    Adorei o post.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  15. Eu amoo tanto essa série! E esse episódio gostei demais! Fiquei bem triste em saber que a qualidade da série caiu nessa ultima temporada, porém ainda não vi.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.