11/12/2015

Sociedade dos poetas mortos: o poder que vem da arte

| |



Capitão! Meu capitão!

Vencedor do Oscar de Melhor roteiro original, um clássico dramático e tendo Robin Willians como um dos personagens principais, Sociedade dos poetas mortos (pinguim confessa que amou o título) é um filme de 1989 que apesar de tanto tempo ainda é contemporâneo. E que conta a história de um professor de literatura não ortodoxo, chamado John Keating, que leciona em uma escola preparatória para jovens, um lugar em que valores tradicionais predominam e que podemos considerar conservadora. Então, esse professor inspira seus alunos a perseguir seus sonhos e ter uma vida extraordinária.


O filme carrega muitos ensinamentos e várias reflexões, é recheado de citações de autores clássicos da literatura inglesa e tem em vários momentos frases muito bem elaboradas. Além de apontar várias questões importantes, sérias e até mesmo realísticas. Ao desenrolar da história vemos a poesia, os trechos e até a arte de compreendê-la, mas de uma forma diferenciada, subjetiva e profunda (tudo o que a pinguim gosta). Tudo isso através do professor Keating que com grande talento torna suas aulas divertidas, dinâmicas e nada convencionais.

A poesia como foi dito anteriormente se faz presente e introduz sua importância e o professor incentiva a apreciar de verdade a essência da poesia, da arte de modo geral: “Exércitos de acadêmicos avançando, medindo a poesia. Não! Não teremos isso aqui. Em minhas aulas, voltarão a aprender a pensar por vocês próprios. Aprenderão a saborear palavras e linguagens. Não importa o que digam a vocês, palavras e ideias podem mudar o mundo.”



Outra coisa que o professor Keating busca ensinar e fazer com que seus alunos apliquem em suas vidas é o carpe diem que é algo forte na trama. A questionar o sentido da vida, a aproveitar o dia, as oportunidades, as coisas que se quer. O que torna o Keating o melhor professor é que ele ensina mais do que literatura nas aulas, ele ajuda aos jovens vários elementos da vida e até aconselha seus alunos.

E tem esse grupo de alunos, que se inspiram no professor e recriam a sociedade dos poetas mortos e neles ascende-se à paixão pela poesia, música, teatro, enfim pela arte. E isso os ajuda na sua “rebeldia” contra essa escola e sociedade conservadora, sem contar que a arte os leva ir em busca de seus sonhos e vemos a mudança que isso gerou em cada um desses personagens. Mas, alguns pais que já tem o futuro de seus filhos planejados desaprovam essas novas ideias que seus filhos andam tendo. O que vai gerando obstáculos e dificuldades pelas quais eles precisam passar.



É realmente lindo ver essa paixão pela arte, a empolgação por querer viver, por querer aproveitar e se arriscar. Conseguimos ver momentos muito bonitos e tocantes onde os personagens se encontram neles mesmo, descobrem quem são e até na forma de se expressar através da arte isso fica visível, enquanto eles colocam suas personalidades naquilo.  É de fato, inspirador ao extremo.

Mas, o filme apresenta também um lado mais trágico e triste pela falta de aceitação por parte desses pais. Tem situações duras em que existe privação da liberdade individual. Por vezes, há uma crítica pesada a educação.




Uma reflexão que a pinguim alcançou assistindo é de que a arte não é ruim, nem chata (o que nunca achei que fosse), como alguns pensam, se ela for analisada com a alma ou vistos além daqueles obstáculos que nós mesmo criamos, vamos conseguir perceber o quão maravilhoso e importante é, podendo ser muitas coisas, inclusive divertido! Assim como nessa citação que o Mr. Keating faz:

“Quando pensam que sabem uma coisa precisam olhar para ela de forma diferente”

E podemos complementar com essa: “Quando lerem, não tenham apenas em mente o que o autor pensa. Considerem o que vocês pensam.”



Enfim, Sociedade dos poetas mortos é um filme sensível, trágico, subjetivo e lindo. Sem dúvidas é um filme para a vida, daqueles que a gente pode rever em vários momentos diferentes e ainda aprender algo. Posso afirmar que muitas das situações que os personagens passam, vai rolar identificação e vocês vão se ver neles. É um dos tipos de filme que a pinguinzinha gosta, daqueles que agregam e acrescentam algo na nossa realidade.

É um filme que não se explica, ele fala por si mesmo. Então, por isso que dou 5 saquinhos de pipocas merecidos.


Não é a toa que ganhou o Oscar.

Então, quem quer fazer uma sociedade dos poetas mortos comigo? Aos tagarelas de plantão, o que acharam, vão assistir? Contem-me tudinho!

Até a próxima tagarelice filosófica!

17 comentários:

  1. Faz tempo que esse título me chamou a atenção, mas até então nunca assiste. Depois dessa resenha não vai ter jeito, preciso assistir pra ontem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que você vai amar, não esquece de me contar o que achou depois, ta? <3

      Excluir
  2. Nossa, este filme é muito bom mesmo!
    A primeira vez que vi eu era bem mais nova. Gostei da história em si mas não tinha captado todo o potencial. Quando fui ver novamente, mais velha, nossa... que experiência!
    Sem falar na super atuação do Robbie Willians... adoro ele!

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fiquei apaixonada pelo filme, até me arrependo de não ter visto antes hahah As vezes, é bem assim ver novamente pois nossa visão das coisas mudam com o tempo, assim como a percepção <3
      Ele é um incrível ator, nossa feliz que você gostou do filme também!

      Beijos!

      Excluir
  3. Amei a resenha e morri de vontade de assistir. Já ouvi falar MUITO sobre esse filme, mas ainda não peguei para dar o play. Adoro filmes sensíveis e que falam da arte de uma forma pessoal, deixando espaço para você sentir e interpretar do seu jeito.
    ótima indicação!

    sushibaiano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa, ele tava na minha lista há tanto tempo e eu fui só adiando e acontece que depois que vi, me arrependi de não ter visto antes. Então não perca tempo hahaha Eu tbm adoro quando a arte é bem representada e esse filme é um show de arte sob vários aspectos. Tenho certeza que vc vai amar <3

      Excluir
  4. Quero MUITO assistir esse, amei a resenha. Já vou seguir para acompanhar tudo a partir de agora, achei o blog LINDO e único, bem diferente dos outros ♥
    Também tenho um blog e ele é novo, então se poder me puder me ajudar também e ir lá dar uma olhadinha, ficarei muito grata e feliz!
    Beijo. sonaorepareabagunca.blogspot.com :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série que é certo que indico, que ótimo que gostou <3 Quando assistir me conta o que achou... Muito obrigada, é muito bom ler coisas assim a respeito do blog me deixa muito feliz mesmo, pulando de alegria hahah
      Claro, pode deixar que eu vou dar uma olhadinha, beijos!

      Excluir
  5. eu amo tanto esse filme!! e adorei muuuito seu blog, sério <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virou um dos meus preferidos <3
      Muito obrigado, espero que venha mais vezes!

      Beijos

      Excluir
  6. Eu sou apaixonada por esse filme, a mensagem dele é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme me ganhou totalmente <3 como não amar né? Nos traz tanta coisa incrível!

      Excluir
  7. Vi esse filme e ele é sensacional, com perspectivas brilhantes. Amei a sua resenha, não poderia ter sido melhor e já me deixou com vontade de ver novamente! Agora que sei que você indicou esse filme, ficarei tranquila para procurar outros aqui. Seu gosto é ótimo.

    wwww.camilapifano.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É apaixonante né? Muito obrigada, esse filme é daqueles que a gente tem que ver 21398731 de vezes por ser muito bom hahaha.
      Nossa, que alegria, fico extremamente honrada de saber disso <3 ~pulinhos de alegria aqui
      Muito obrigada, o seu também é!

      Beijos <3

      Excluir
  8. Esse filme é muito bom mesmo, tem uma mensagem incrível. Sempre ouvi falar muito bem dele e o título me deixava morrendo de vontade de assistir. Adorei sua resenha, viu? ♥

    Beijos.

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos meus preferidos da vida <3
      O título foi o que me atraiu a ele, dá super vontade de ver ahahah
      Muito obrigada <3

      Beijos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.